fbpx

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Brasileiros querem se vacinar em massa, e isso é ruim para Bolsonaro

por | jan 21, 2021 | Sociedade | 1 Comentário

Compartilhe

A empresa de comunicação Edelman acaba de publicar dados (https://www.edelman.com/sites/g/files/aatuss191/files/2021-01/2021-edelman-trust-barometer.pdf) revelando que 76% dos brasileiros querem se vacinar. Na França esta mesma proporção é de somente 52 e no Japão de 54%. No Brasil, nada menos do que 48% afirmam que querem se vacinar contra o cornavírus o mais cedo possível, ou seja, tão logo possam ter acesso à vacina.

Dentre 28 países pesquisados o Brasil só perde para a Índia onde 80% desejam se vacinar e 51% dizem que irão fazê-lo o mais rápido possível.

Esta imensa adesão dos brasileiros à vacinação é muito ruim para a imagem de Bolsonaro e de seu governo. Ela indica várias coisas. Em primeiro lugar que os brasileiros estão acompanhando tudo que diz respeito à vacina, incluindo os movimentos do Presidente da República. E segundo lugar quanto maior o desejo de se vacinar, maiores as chances de que Bolsonaro passe a ser mal avaliado por conta de atrasos, interrupções da campanha de imunização, sumiço de lotes de vacinas e pessoas furando a fila. Está todo mundo de olho!

Os seis países cujas populações mais querem se vacinar são Índia, Brasil, México, China, Tailândia e Colômbia. Por outro lado, os seis cujos habitantes mais resistem à imunização contra a covid são Rússia, África do Sul, França, Japão e Espanha. Em sétimo lugar estão os Países Baixos. Ou seja, ao menos diante dos dados desta pesquisa, quanto maior a renda per capita de uma população, mais disseminada é a resistência a se vacinar. Ou seja, o discurso e as ações de Bolsonaro quanto à campanha de vacinação funcionariam melhor nestes locais do que em um país quebrado como o Brasil.


Compartilhe

Leia mais

O jeitinho brasileiro e o Supremo Tribunal Federal

O jeitinho brasileiro e o Supremo Tribunal Federal

No meu livro A cabeça do brasileiro detectei que o jeitinho é a quebra de uma regra informal e é aprovado e praticado pela grande maioria da população. A principal regra informal sistematicamente não respeitada é a fila. A princípio, sempre que há uma fila, seja para...

Fachin versus Toffoli, Rosa Weber versus Gilmar Mendes

Fachin versus Toffoli, Rosa Weber versus Gilmar Mendes

O capitalismo exige previsibilidade. As sociedades modernas, ricas e desenvolvidas, foram capazes de oferecer condições amigáveis ao investimento privado, e o funcionamento do judiciário é parte disso. Aliás, vale lembrar que Montesquieu em sua monumental obra, O...

O Brasil, a morte e o destino

O Brasil, a morte e o destino

A pandemia ultrapassou a marca dos 30 mil mortos sem que isso tenha gerado uma consternação geral. Não houve manifesto de artistas e intelectuais, nem depoimentos de celebridades ou de jogadores de futebol, tampouco manifestações populares de repúdio à inação do...

1 Comentário

  1. SERGIO

    E vc ainda acredita em pesquisa, ze bunda? Apenas covidiotas como vc querem tomar uma vacina nada segura que nem seus próprios fabricantes querem se responsabilizar por possíveis efeitos colaterais. Vc e um ser patético e digno de pena.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *