fbpx

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Gilmar Mendes, genocídio e o Exército

por | jul 14, 2020 | Política | 1 Comentário

Compartilhe

O Ministro Gilmar Mendes não falou nada demais. Vem-se afirmando corriqueiramente no Brasil que estamos perpetrando um genocídio de nossa população, em particular dos idosos. O coronavírus já matou o equivalente a um estádio do Maracanã lotado, e caminha para dobrar este número. Não estamos em guerra contra outra nação e nunca morreram tantos brasileiros em tão pouco tempo. Se não há espanto e indignação quanto a isso nada tem a ver com a magnitude da tragédia, e sim com a naturalização das mortes em um país que mata milhares a cada ano por meio de armas de fogo.

Por outro lado, desde 15 de maio o Ministério da Saúde tem como comandante o General Pazuello. Ele é considerado ministro interino apenas de direito, mas jamais de fato. Um ministro interino nunca nomearia 28 militares para sua pasta, ele se limitaria a trabalhar com os gestores civis que já estavam lá antes de sua interinidade. O secretário-executivo do Ministro, o segundo da hierarquia do Ministério, é um coronel que utiliza um broche com uma faca enfiada em uma caveira, algo totalmente contrário a salvar vidas. Desde o dia em que os militares do exército passaram a ocupar o Ministério da Saúde, sem terem mínimos conhecimentos nem em administração pública, nem em saúde, já foram 68 mil mortes, e isso irá aumentar.

Antevejo Lula e o PT dizendo o seguinte na próxima campanha eleitoral presidencial, ou mesmo antes dela: “Bolsonaro fez o absurdo de exigir que os militares assumissem o Ministério da Saúde em plena pandemia do coronavírus, durante a gestão dos militares foram XXX mil mortos, isso foi péssimo para a imagem de uma organização tão importante e respeitada como é o Exército Brasileiro”. Uma declaração com este conteúdo em nada seria ofensiva aos militares, mas prejudicaria muito a sua imagem.

Podemos ir além, não precisa que Lula fale muito menos de campanha eleitoral. O Brasil inteiro já tem ciência de que as mortes são muitas, de que poderemos vir a ser os campeões mundiais em óbitos pela pandemia, e que o Exército será um dos responsáveis. Não importa o que seria se o ministro fosse Mandetta ou Teich, o que importa é o que é e o que será com um ministro intendente, especializado no almoxarifado e na logística.

Gilmar Mendes está coberto de razão, e o Exército poderá voltar a ter razão se retirar Pazuello de um lugar que ele nunca deveria ter estado.


Compartilhe

Leia mais

Lula líder, crise na comunicação

Lula líder, crise na comunicação

Já participei como consultor e como coordenador de pesquisas e de comunicação de inúmeras campanhas eleitorais, em diversos níveis. É a primeira vez que vejo ser propalada a versão como essa de que a campanha do líder das pesquisas desde junho de 2021, Lula, com...

A chapa Lula – Alckmin é a aliança PT – PSDB

A chapa Lula – Alckmin é a aliança PT – PSDB

Geraldo Alckmin ficou no PSDB entre 1988 e 2021. A sua militância política começou no MDB juntamente com Franco Montoro, José Serra, Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas. Todos abandonaram a sigla para fundar o partido que viria a ter no Estado de São Paulo a sua...

Lula e Alckmin, Alemanha e Estados Unidos

Lula e Alckmin, Alemanha e Estados Unidos

Ninguém sabe se a chapa Lula e Alckmin será ou não formada. A única coisa que todos sabem é que existem conversas nesta direção e que há dois grupos de torcedores, aqueles que são contra o PT e que por isso torcem para que essa chapa não seja formada e aqueles que...

1 Comentário

  1. Pedro Auguato

    Bora dobrar a meta porquê o voto está acima de tudo e de todos, não é, Alberto?! Impedir um presidente que comete vários crimes de responsabilidade à luz do dia é golpismo!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *