fbpx

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Bolsonaro e seu blá-blá-blá

por | set 16, 2021 | Política | 5 Comentários

Compartilhe

A última semana tem sido difícil para todos os que fazem sucesso em função das falas inócuas do Presidente Bolsonaro. Existe hoje no Brasil uma legião de jornalistas, colunistas de jornais, blogueiros, tuiteiros e Youtubers que dependem, para existirem e serem lidos e ouvidos, das fantasias motivadas por Bolsonaro em seus pronunciamentos. Em uma passagem que se tornou clássica da literatura mundial, Don Quixote de La Mancha, o personagem principal, é alertado por seu fiel escudeiro, Sancho Pança, de uma confusão que fizera entre gigantes imaginários e moinhos de vento. Crendo atacar gigantes imaginários, Don Quixote é derrubado por uma simples pá de um moinho em movimento. O silêncio de Bolsonaro deste o 7 de Setembro apenas tornou claro o que muitos já sabiam, que esta legião dos dependentes das falas de Bolsonaro insistem em lutar contra moinhos de vento.

É triste ver a indigência analítica de muita gente séria e bem intencionada que acha viável um golpe perpetrado por um Presidente medroso e incapaz de redigir alguns parágrafos de retratação. Os estudiosos de Hitler e do nazismo, de Mussolini e do fascismo ficam escandalizados ao verem que uma figura tão pouco afeita ao trabalho duro, como é Bolsonaro, e incapaz de articular ações e de formar um grupo político possa ser comparado com aqueles chefes de governo na Europa de meados do Século XX, tão perversos como eficientes. Não há dúvida de que Bolsonaro seja perverso, mas trabalhando do jeito que ele trabalha, pouco ou nada, dificilmente pode ser comparado com os reais líderes fascistas que tanto mal causaram ao mundo.

Bolsonaro é um presidente fraco e sem rumo. Ele nunca se envolveu com os grandes temas da política, tampouco imaginou que um dia se tornaria presidente. Resultado, ele não se interessa pelas questões que dizem respeito ao seu cargo, não faz a menor ideia de que rumo dar ao país e, se soubesse, não tem as habilidades necessárias para conduzir o Congresso e o judiciário a imprimir uma determinada direção ao Brasil. Ainda assim suas fantasias fazem parte da obsessão diária de centenas de pessoas corretas que não entendem como funciona a política. É triste constatar tanto gasto de energia, tempo e recursos para enfrentar ilusões, para brigar contra moinhos de vento que deixam de rodar quando não há mais brisa.

A melhoria do país depende não só de que tenhamos um presidente que mereça esta denominação, mas também de pessoas que ocupem a mídia de maneira realista e racional, e que não se deixem iludir por blá-blá-blás sem consequência alguma. O silêncio de Bolsonaro apenas explicitou o quão equivocados estão todos aqueles que o consideram uma ameaça. Estas pessoas, lamento ter de admitir, têm o presidente que merecem. Esse é um dos motivos de nossa tragédia.


Compartilhe

Leia mais

Lula líder, crise na comunicação

Lula líder, crise na comunicação

Já participei como consultor e como coordenador de pesquisas e de comunicação de inúmeras campanhas eleitorais, em diversos níveis. É a primeira vez que vejo ser propalada a versão como essa de que a campanha do líder das pesquisas desde junho de 2021, Lula, com...

A chapa Lula – Alckmin é a aliança PT – PSDB

A chapa Lula – Alckmin é a aliança PT – PSDB

Geraldo Alckmin ficou no PSDB entre 1988 e 2021. A sua militância política começou no MDB juntamente com Franco Montoro, José Serra, Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas. Todos abandonaram a sigla para fundar o partido que viria a ter no Estado de São Paulo a sua...

Lula e Alckmin, Alemanha e Estados Unidos

Lula e Alckmin, Alemanha e Estados Unidos

Ninguém sabe se a chapa Lula e Alckmin será ou não formada. A única coisa que todos sabem é que existem conversas nesta direção e que há dois grupos de torcedores, aqueles que são contra o PT e que por isso torcem para que essa chapa não seja formada e aqueles que...

5 Comentários

  1. Rubens Sanches Filho

    Análise perfeita e certeira

    Responder
  2. Jô Sardao

    Muitobem colocado; a mídia no geral vai pra onde lhes interessa e ainda sonham com queda dele pra se redimirem do que fizeram com PT e Lula . Não o aceitando tão pouco.

    Responder
  3. Maria Do Carmo

    Boa tarde,venho aprendendo com você sobre a política brasileira e estou com o pé no chão,triste pelos aproveitadores explorando a nossa nação e sem atitude honesta

    Responder
  4. Ana Cristina

    Obrigada, tantas vezes me sinto solitária em minhas análises políticas e aqui encontrei equilíbrio.

    Responder
  5. Esmael Silva

    Bolsonaro pode e parece ser um cavalo rufião, o perigo é exatamente este. Os testes realizados com os militares nas sub prefeituras na cidade de São Paulo funcionaram de acordo com os planos. Em algum momento eles, os militares, falaram em operações sucessivas, nada indica que isto não esteja ocorrendo. A lei anti terror é, em si , o instrumento necessário para impor as formas de governar de uma ditadura, e isto, o que é pior, foi aprovado pelo congresso. Em junho de 2013, enquanto ocorria as jornadas dos vinte centavos foi aprovada a lei que regulamentava o impeachment, os experts e jornalistas não conseguiram detectar o quê estava ocorrendo é praticamente nada saiu na imprensa, inclusive a progressista ou de “ esquerda” , o mesmo ocorre agora. Existe uma falsa esperança sobre a continuidade da democracia e da normalidade do funcionamento das instituições. Isso é apenas correção de rumo, como se faz ao andar em um bicicleta ou também pode ser chamado de ajuste fino. Olhe ao redor, não se limite a ver a paisagem, tem vida entre as árvores, observe os pássaros e os perigos da natureza… humana é desuman..

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *