fbpx

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

A China vacina os brasileiros, e o Brasil adota o seu 5G. Essa é a barganha

por | jan 19, 2021 | Política | 3 Comentários

Compartilhe

Na política vale o poder de barganha. No mundo da pandemia os países que controlam a vacina e seus insumos têm mais poder de barganha do que os que não o fazem. Se o Brasil, por exemplo, tivesse desenvolvido uma vacina poderia hoje não apenas estar imunizando toda sua população, mas oferecendo a vacina para seus vizinhos em troca de algum benefício. É exatamente isso que a China está tentando relizar.

É evidente que o Brasil depende hoje de pelo menos três países a fim de alcançar o objetivo de controlar a Covid: China, Índia e Rússia. Qualquer governo de um destes três países estará disposto a exportar os insumos e a própria vacina para o Brasil, desde que ofereçamos algo em troca. Dos três, sabe-se com certa segurança que Índia e Rússia têm menos para ganhar nesta possível troca do que a China. O país liderado por Xi Jinping tem capacidade produtiva para vacinar todos os brasileiros, a grande questão será a motivação para fazer isso, e ela pode estar na aquisição do 5G chinês.

Não há bonzinhos na política. Seja nas relações entre líderes políticos, partidos ou nações, todos buscam aumentar seu poder de barganha com a finalidade de sentar à mesa para negociar em uma posição forte. O líder da China não tem o menor interesse em exportar os insumos da Coronavac se não ganhar nada com isso. O mesmo vale para a Índia e a Rússia. Como se tratam de nações, e não de empresas para as quais basta o lucro financeiro e a conquista de novos mercados, seus chefes de governo querem algo em troca do Brasil. Quanto mais Bolsonaro e seus auxiliares atacarem a China, maior será o poder de barganha de Xi Jinping.

A negociação que a China poderá vir a fazer com o Brasil, trocar a vacina pelo 5G, está em curso com muitos outros países. O objeto da troca pode ser diferente, mas o fato é que os chineses conquistarão espaços novos na geopolítica mundial graças à Coronavac.


Compartilhe

Leia mais

Lula líder, crise na comunicação

Lula líder, crise na comunicação

Já participei como consultor e como coordenador de pesquisas e de comunicação de inúmeras campanhas eleitorais, em diversos níveis. É a primeira vez que vejo ser propalada a versão como essa de que a campanha do líder das pesquisas desde junho de 2021, Lula, com...

A chapa Lula – Alckmin é a aliança PT – PSDB

A chapa Lula – Alckmin é a aliança PT – PSDB

Geraldo Alckmin ficou no PSDB entre 1988 e 2021. A sua militância política começou no MDB juntamente com Franco Montoro, José Serra, Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas. Todos abandonaram a sigla para fundar o partido que viria a ter no Estado de São Paulo a sua...

Lula e Alckmin, Alemanha e Estados Unidos

Lula e Alckmin, Alemanha e Estados Unidos

Ninguém sabe se a chapa Lula e Alckmin será ou não formada. A única coisa que todos sabem é que existem conversas nesta direção e que há dois grupos de torcedores, aqueles que são contra o PT e que por isso torcem para que essa chapa não seja formada e aqueles que...

3 Comentários

  1. tiago

    eu gosto demais quando voce escreve. Gosto dos vídeos, mas ainda prefiro os textos. Escreva mais, por favor.
    Att

    Responder
  2. Roberto Blatt

    Faz sentido, mas soa um pouco estranho essa tua afirmação sobre a pauta chinesa. Ficamos nos perguntando se há alguma fonte segura para dizer isso.

    Responder
  3. Ricardo Jurczyk Pinheiro

    Uns acréscimos rápidos quanto a essa situação:

    – Não existem bonzinhos na política. Existem interesses e pessoas que estão dispostas a negociar.
    – O Trump impôs severas restrições à Huawei, que é a segunda maior fabricante de smartphones do mundo, sob alegação de espionagem.
    – Os EUA já fizeram algo parecido com a ZTE e estão esboçando algo do tipo contra a Xiaomi (a 3a maior fabricante do mundo, na atualidade).
    – A Huawei vende celulares no mundo todo (menos no Brasil), mas o que rende lucro a eles mesmo é a infraestrutura de rede celular. 70% da infra para redes móveis no Brasil é composta de equipamentos da Huawei. Todas as operadoras de celular usam equipamentos da Huawei.
    – Em redes, a Huawei entrou pesado competindo com a toda poderosa Cisco, usando um sistema operacional próprio compatível com o sistema da Cisco (o IOS – não é o da Apple, é o Internet OS, da Cisco) e vendendo equipamentos mais baratos.
    – A Huawei cogita vender uma das suas marcas de celulares (a Honor) para um grupo de investidores e simplesmente ignorar o mercado americano, vendendo só na China.
    – Essa lenga lenga se arrasta há 2 anos, e impõe restrições para empresas dos EUA, para que elas não negociem com a Huawei. Nada de Android pra Huawei por exemplo.
    – A infra de 5G da Huawei é mais barata do que a infra da Nokia, ou da Ericsson. E como já se usa muita infra deles aqui no Brasil, o custo de migração será menor para as operadoras (que já estão operando sempre no aperto financeiro).
    – O governo chinês, como todo governo decente, quer defender a sua indústria.
    – Logo, a China quer aproveitar a Coronavac para mandar o Biroliro sossegar o facho e parar de querer vetar a Huawei como fornecedora de infra no leilão das faixas de 5G (leilão q tá BEM atrasado), apenas por questões ideológicas.

    Bem, acho q é isso. Maiores detalhes, recomendo procurar pelo blog Pinguins Móveis. Tem bem + informações a respeito.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *