fbpx

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Mandetta se tornou perneta

por | mar 30, 2020 | Governo | 0 Comentários

Compartilhe

Perneta é um termo utilizado para aquele que tem dificuldade de andar seja porque uma perna é mais curta do que a outra, seja porque possui somente um dos membros inferiores. Bolsonaro vem agindo para fazer isso com Mandetta, torná-lo perneta no que se refere à coordenação dos esforços para conter a epidemia do coronavírus no Brasil.

Por outro lado, Mandetta vem agindo de forma politicamente irrepreensível. Ele joga xadrez com Bolsonaro, fala uma coisa e faz outra. Concede declarações nas quais agrada Bolsonaro, mas mantém o Ministério da Saúde agindo na direção correta, seguindo o saber acumulado pelo SUS e as diretrizes da OMS. Na entrevista coletiva de sábado, dia 28 de março, Mandetta disse que manteria o rumo indicado pela ciência e cometeu a ousadia de afirmar que só sairia da pasta da saúde demitido, doente ou após o fim da crise do coronavírus. Naquela entrevista Mandetta demitiu simbolicamente Bolsonaro.

O Presidente da República, como uma criança, deu o troco: diluiu o papel midiático e de liderança de Mandetta ao instituir entrevistas coletivas sobre o tema da epidemia com vários ministros. Ruim para Mandetta, e neste caso ruim para o Brasil.

Ainda que reste apenas uma perna para o Ministro da Saúde, esta perna representa a vontade da grande maioria dos brasileiros. Basta ela para que Mandetta dê uma rasteira em Bolsonaro caso seja demitido de seu ministério.


Compartilhe

Leia mais

Quem manda no Brasil

Quem manda no Brasil

O cenário político atual tem levantado muitas dúvidas. Diariamente, disponibilizo análises aqui no blog, no meu canal do Youtube, no Instagram e Twitter e, principalmente nos meus grupos de Whatsapp e Telegram. Mas, tenho recebido diversas dúvidas sobre o assunto...

Os votos da terceira via

Os votos da terceira via

Eleições seguem a lei de Pareto, ou a regra 80/20 ou a exponencial. É comum que 20% dos candidatos tenham 80% dos votos, se não exatamente isto, algo um pouco menor, porém ainda muito elevado ao ponto de permitir afirmar que se trata de uma regularidade do mundo do...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *