A pesquisa XP/Ipespe divulgada hoje é muito ruim para Bolsonaro. Há vários pontos de destaque. Primeiro, a avaliação atual dele piora muito: o ruim/péssimo aumenta sete pontos percentuais e o ótimo/bom diminui quatro pontos. Deteriorou-se bastante a expectativa para o futuro, cresceu a proporção dos que acham que o governo será, daqui para frente, ruim e péssimo.
No último mês cresceu em 15 pontos percentuais a percepção de que a corrupção irá aumentar, é possível que isso tenha sido motivado pela saída de Sérgio Moro do governo. Outra percepção que piorou é a visão de que a economia está indo na direção errada: um acréscimo de cinco pontos percentuais em uma semana. Aumentou também a visão negativa acerca da atuação do Presidente Bolsonaro em relação à pandemia, no final de março sua atuação era ruim/péssimo para 18%, hoje são incríveis 54% que têm essa avaliação.
O único resultado da pesquisa positivo do ponto de vista de Bolsonaro, é que seu patamar de avaliação de governo ainda está distante dos níveis necessários para que ocorra o impeachment, ou o afastamento para processá-lo por crime comum. Ninguém sabe o que ocorrerá no futuro.
O que se sabe é que a economia tem grande impacto na avaliação de qualquer presidente. Se ela piorar por causa da pandemia, e se Bolsonaro for considerado o responsável por sua eventual desaceleração (mais ainda), não haverá discurso em defesa da economia e contra a vida que seja capaz de segurar o seu eleitor. Basta que ele perca o apoio de 10 pontos percentuais no ótimo e bom para que seu mandato fique pendurado por um fio.
Ótimo