fbpx

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Paulo Guedes despreza o Congresso, e isso é ruim para o governo

por | jul 23, 2020 | Governo | 1 Comentário

Compartilhe

Pegou muito mal junto aos deputados a tentativa feita por Paulo Guedes de pagar duas contas com um recurso só. A proposta do Ministro da Economia para o FUNDEB, que está fora do teto de gastos, era que os recursos do FUndo fossem utilizados tanto para financiar a educação quanto o programa de redistribuição de renda denominado de Renda Brasil. É possível que Paulo Guedes tenha uma imagem da Câmara e do Senado deturpada pela cobertura da mídia.

Há tempos atrás um cardeal da Câmara me relatou que há todo tipo de gente em nosso parlamento, deputados honestos e os nem tanto, bons e maus oradores, negociadores habilidosos e outros sem jogo de cintura e assim por diante. Porém, ele concluiu afirmando que só uma coisa todos os deputados tinham em comum, disse que o mais bobo deles dava nó em pingo d´água com luva de boxe. Não há nenhum deputado ou senador bobo, todos viram a tentativa de Paulo Guedes em utilizar o mesmo recurso para dois objetivos, e isso pegou muito mal.

San Thiago Dantas dissera que nada é mais próximo da ingenuidade do que a esperteza levada ao extremo. Paulo Guedes quis ser esperto demais. Ao fazer isso ele mina qualquer tipo de relação de confiança que poderia ser estabelecida entre ele e os legisladores. Isso é péssimo do ponto de vista do próprio Paulo Guedes, que depende do Congresso para aprovar medidas de interesse do governo.


Compartilhe

Leia mais

Quem manda no Brasil

Quem manda no Brasil

O cenário político atual tem levantado muitas dúvidas. Diariamente, disponibilizo análises aqui no blog, no meu canal do Youtube, no Instagram e Twitter e, principalmente nos meus grupos de Whatsapp e Telegram. Mas, tenho recebido diversas dúvidas sobre o assunto...

Os votos da terceira via

Os votos da terceira via

Eleições seguem a lei de Pareto, ou a regra 80/20 ou a exponencial. É comum que 20% dos candidatos tenham 80% dos votos, se não exatamente isto, algo um pouco menor, porém ainda muito elevado ao ponto de permitir afirmar que se trata de uma regularidade do mundo do...

1 Comentário

  1. Rodolfo Lo Bianco

    Se é péssimo para o Paulo Guedes, então é bom pra gente, rs, rs.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *