Perneta é um termo utilizado para aquele que tem dificuldade de andar seja porque uma perna é mais curta do que a outra, seja porque possui somente um dos membros inferiores. Bolsonaro vem agindo para fazer isso com Mandetta, torná-lo perneta no que se refere à coordenação dos esforços para conter a epidemia do coronavírus no Brasil.
Por outro lado, Mandetta vem agindo de forma politicamente irrepreensível. Ele joga xadrez com Bolsonaro, fala uma coisa e faz outra. Concede declarações nas quais agrada Bolsonaro, mas mantém o Ministério da Saúde agindo na direção correta, seguindo o saber acumulado pelo SUS e as diretrizes da OMS. Na entrevista coletiva de sábado, dia 28 de março, Mandetta disse que manteria o rumo indicado pela ciência e cometeu a ousadia de afirmar que só sairia da pasta da saúde demitido, doente ou após o fim da crise do coronavírus. Naquela entrevista Mandetta demitiu simbolicamente Bolsonaro.
O Presidente da República, como uma criança, deu o troco: diluiu o papel midiático e de liderança de Mandetta ao instituir entrevistas coletivas sobre o tema da epidemia com vários ministros. Ruim para Mandetta, e neste caso ruim para o Brasil.
Ainda que reste apenas uma perna para o Ministro da Saúde, esta perna representa a vontade da grande maioria dos brasileiros. Basta ela para que Mandetta dê uma rasteira em Bolsonaro caso seja demitido de seu ministério.
0 comentários