fbpx

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

DEM unido, Bolsonaro perdido

por | abr 17, 2020 | Governo | 4 Comentários

Compartilhe

Os dois políticos que estavam com Mandetta no Ministério da Saúde eram o baiano José Carlos Aleluia, deputado federal por vários mandatos e muito ligado a ACM Neto, e o paranaense Abelardo Lupion, que foi o mais importante articulador da eleição de Davi Alcolumbre para a presidência do Senado Federal. Seu filho, o deputado federal Pedro Lupion, é vice-líder do governo na Câmara dos Deputados.

Esse breve relato factual revela tanto a união do DEM quanto a incapacidade política de Bolsonaro. O Presidente da República tem hoje somente uma ministra que desfruta de laços políticos com a Câmara, Tereza Cristina da Agricultura. Ele abriu mão sem nenhuma justificativa razoável de um ministro que tinha amplo apoio político na Câmara e no Senado. Mandetta tinha a simpatia e o apoio dos presidentes das duas casas legislativas.

Os políticos jogam xadrez, já Bolsonaro é um simples jogador de damas. O que vimos hoje é que mesmo jogando damas, ele é bem fraquinho.

PS.: a posse do novo Ministro da Saúde não foi prestigiada pelos ministros militares do governo.


Compartilhe

Leia mais

Quem manda no Brasil

Quem manda no Brasil

O cenário político atual tem levantado muitas dúvidas. Diariamente, disponibilizo análises aqui no blog, no meu canal do Youtube, no Instagram e Twitter e, principalmente nos meus grupos de Whatsapp e Telegram. Mas, tenho recebido diversas dúvidas sobre o assunto...

Os votos da terceira via

Os votos da terceira via

Eleições seguem a lei de Pareto, ou a regra 80/20 ou a exponencial. É comum que 20% dos candidatos tenham 80% dos votos, se não exatamente isto, algo um pouco menor, porém ainda muito elevado ao ponto de permitir afirmar que se trata de uma regularidade do mundo do...

4 Comentários

  1. ANTONIO PAULO MAZON MARCHETTO

    Será que há motivos para impeachment?

    Responder
  2. Paulo

    Alberto, acho que o Bolsonaro não consegue jogar nem jogo-da-velha. Não tem partido, fracassou na tentativa de criar um próprio – o que pode indicar que a base dele não é tão organizada assim e faz mais barulho no virtual que no real – e não tem, ele próprio nem a nata dos ministros, interlocução com o Legislativo (p. ex. acabou de dizer que Guedes e Maia não conversam mais). Dura quanto tempo ainda?

    Responder
  3. JC

    Mas lembremos da afinidade da pauta econômica existente entre Bolsonaro/Guedes e Maia/Alcolumbre. Pragmática. Enquanto ela existir, o barco da governalidade segue tocado.

    Responder
  4. Daniel

    DEM e P$DB eh a direita e Bolsonaristas a extrema direita. Em comum, eles sao os golpistas que cassaram uma PresidentA Honesta. DEM-P$DB sao medievais, Bolsonaristas sao pre-historicos.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. DEM unido, Bolsonaro perdido. Por Alberto C. Almeida - FATO URGENTE - […] Publicado originalmente no blog de Alberto Carlos de Almeida […]
  2. DEM unido, Bolsonaro perdido. Por Alberto C. Almeida | Poliarquia > - […] Publicado originalmente no blog de Alberto Carlos de Almeida […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *