fbpx

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

A doce ilusão de Crivella

por | set 8, 2020 | Eleições | 0 Comentários

Compartilhe

É comum e compreensível que muitas pessoas no mundo político acreditem em mágica. Uma delas é a crença de que um governante muito mal avaliado tem grandes chances de ser reeleito pelo simples fato de controlar a máquina pública. Este é o caso de Crivella e de seus seguidores mais animados. A operação de busca e apreensão levada a cabo contra Eduardo Paes reforça este apego ao (quase) impossível.

O prefeito do Rio de Janeiro tem hoje não mais do que 20% de ótimo e bom. Se ele for reeleito será o primeiro caso de alguém que venha a alcançar este feito com uma avaliação de governo tão ruim. Sempre pode acontecer. Porém, o mais provável é que Crivella seja derrotado, se não já no primeiro turno, não passando para a rodada final da eleição, certamente no dia 29 de novembro.

Diante deste cenário, é curioso que as ações contra Eduardo Paes sejam interpretadas como uma tentativa de possibilitar a vitória de Crivella. Só haveria hoje um caminho para isso, o seu governo à frente da prefeitura do Rio de Janeiro passar a ser bem avaliado. EM geral isso não ocorre, pois falta pouco tempo para a eleição e uma avaliação tão ruim como a que ele tem hoje foi obra de vários anos de incapacidade administrativa.

Na realidade, se alguém for beneficiado pela investida da Justiça e do Ministério Público contra Eduardo Paes não será Crivella, mas sim outro candidato que represente renovação. Mesmo essa hipótese pode acabar não ocorrendo. O eleitorado do Rio de Janeiro fez isso em 2018 ao votar em Witzel e agora ele está envolvido em escabrosos escândalos de corrupção e bem próximo de perder o mandato. A vacina contra o novo no Rio de Janeiro foi desenvolvida com muita rapidez.

Eduardo Paes continua sendo o favorito para ser eleito prefeito da capital fluminense. O episódio de hoje pode vir a ser um tiro pela culatra, basta que Paes relembre a eleição do “puro e honesto” Witzel em 2018 e complete dizendo que votar em qualquer novidade seria um erro. Quanto a Crivella, ele não precisa se preocupar, o prefeito já é suficientemente rejeitado para não ameaçá-lo.


Compartilhe

Leia mais

O que elege um presidente

O que elege um presidente

Eu sou suspeito para sugerir, mas vamos lá: não deixe de ler o livro A mão e a luva: o que elege um presidente (http://amaoealuva.com.br/), de minha autoria junto com Tiago Garrido. Estamos na reta final da eleição de 2022 e esse é um momento perfeito para a leitura....

Ciro no PSDB

Ciro no PSDB

Ciro colocou seu nome ao lado de Doria, João Amoedo, Eduardo Leite, Luciano Huck e o zero à esquerda Mandetta. Com isso ele deseja o voto da direita. Ademais, ele deu uma entrevista dizendo que Bolsonaro não irá para o segundo turno, e que ele Ciro enfrentará Lula na...

Entrevista para Al Jazeera

Entrevista para Al Jazeera

Concedi uma entrevista à Al Jazeera sobre as anulações das condenações de Lula por Fachin. Falei também sobre a elegibilidade de Lula e sua possível candidatura a eleição de 2022. Clique AQUI e leia a entrevista na íntegra. Siga minhas redes sociais: Instagram:...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *