Introdução:
O curso é para você que é eleitor, e também para todos aqueles que querem disputar uma eleição e vencer. Veja como é possível ser eleito utilizando-se somente das redes sociais (YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Whatsapp). Veja também como o candidato precisa se comunicar com o eleitor para ter sucesso, qual a utilidade de pesquisas bem feitas, e qual a lógica do voto para todos os cargos.
Entenda quais os ensinamentos das eleições presidenciais para as eleições de outros cargos, como as de prefeito e vereador. Aprenda o que facilita a vitoria eleitoral: avaliação de governo e recall, potencial de crescimento, imagem dos candidatos, principais problemas do eleitor, propostas e promessas, apoio e transferência de votos.
Conheça a maior base de dados de marketing político do Brasil, com mais de uma centena de eleições municipais. Entenda a diferença entre os candidatos vencedores e os perdedores. Compreenda como ocorrerá a eleição de 2020 em função da proibição de coligações, e o que é preciso fazer para aumentar as chances de se eleger.
Curso online EAD (ensino à distância): Você pode fazer a hora que puder e onde quiser.
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Unidade I: O que a eleição presidencial ensina sobre todas as eleições: de vereador a governador (5 horas de duração)
- A comunicação dos candidatos precisa considerar o que o eleitor quer
- Os principais desejos e demandas dos eleitores não mudam rapidamente
- As demandas dos eleitores mudam em função de fatos políticos
- A eleição começa antes do ano eleitoral: a história política de cada candidato é muito relevante
- A imagem de cada candidato é fundamental para ser eleito
- A avaliação do governo é muito importante para a eleição a qualquer cargo
- Boas pesquisas fazer diferença: são uma tomografia computadorizada do eleitorado
- Como os candidatos a presidente que venceram se encaixaram no contexto da eleição
- Como para vencer na eleição para qualquer cargo é preciso se encaixar no contexto da eleição
Unidade II: Marketing político municipal (4 horas e 35 minutos de duração)
Os seis pilares de uma boa leitura do eleitorado:
- Avaliação de governo, recall e voto
- Potencial de crescimento
- Principais problemas
- Propostas e promessas
- Apoio e transferência de votos
- Imagem dos candidatos
Os casos reais de vários municípios:
- Rio de Janeiro
- Jaboatão dos Guararapes (PE)
- Gravatá (PE)
- Barretos (SP)
- Campinas (SP)
- São Bernardo do Campo (SP)
- Mogi-Guaçu (SP)
- São Luís (MA)
- Imperatriz (MA)
- Curitiba (PR)
- Há muitos outros municípios de muitos estados: mande um e-mail solicitando um caso de um município de seu estado.
A base de dados da BRASILIS com pesquisas em mais de 200 municípios
- Como a avaliação do governo influenciou o resultado da eleição
A importância das propostas e promessas que sensibilizem o eleitor
O eleitor que muda de voto: não há unanimidade
- Os votos certos que você já tem
- Os votos que você não terá
- Os votos que podem ser retirados de seu adversário e ir para você
- O que falar para este eleitorado
Material de propaganda e de campanha baseado em pesquisa
- Material escrito
- Vídeos
Unidade III: A geografia do voto e a regra 80/20 (1 hora e 50 minutos de duração)
- Regiões diferentes votam em candidatos e partidos diferentes
- Isso ocorre para todos os cargos
- Em todos os municípios
- O voto é muito concentrado: poucos candidatos têm muitos votos e muitos candidatos têm poucos votos
- O que fazer para ter muitos votos
- A importância do partido
- A importância da chapa ou nominata
Unidade IV: Pesquisas bem feitas: o mais importante (2 horas e 20 minutos de duração)
Porque há muitas brigas sobre os resultados de pesquisas
A amostra
- Viés e precisão
- Como é estabelecida
- Porque ela funciona
O questionário
– Perguntas que permitem orientar a comunicação do candidato
– Perguntas que obtém as respostas mais precisas
Trabalho de campo e coleta de dados
- Pesquisas face-a-face
- Pesquisas por telefone
- Pesquisas por WhatsApp
Os erros que ninguém conhece: os erros não amostrais
- Quais os principais erros não amostrais
- O que fazer para evitá-los
Unidade VI: Redes sociais, forma e conteúdo: cores, slogans e logos de campanha (1 hora e 45 minutos de duração)
- O acúmulo de forças antes da campanha eleitoral
- Exposição em diversas mídias: preocupando-se com temas públicos
- Atividades e contratos dentro e fora das mídias sociais
- Poder se alimenta de poder
- Redes complexas e mídias sociais
- O YouTube: o brasileiro gosta da comunicação falada
- WhatsApp combinado com YouTube
- O Instagram e os eleitores
- O Twitter e quem acompanha a política
- O Facebook e sua força
- A importância das cores
- Significado político
- Estímulos psicológicos
- Slogans
- Logos de campanha