fbpx

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Rodrigo Maia e Aguinaldo Ribeiro versus Arthur Lira

por | Maio 13, 2020 | Congresso | 0 Comentários

Compartilhe

Na sessão de ontem (12/5) da Câmara dos Deputados houve uma cena emblemática. Em algum momento, com Rodrigo Maia ocupando a cadeira da Presidência da Câmara, do lado esquerdo em pé no plenário estava Aguinaldo Ribeiro e do lado direito, também em pé no plenário, via-se Arthur Lira. Junto com Marcos Pereira eles são os nomes mais cotados para a sucessão de Rodrigo Maia ao comando da casa.

Aguinaldo Ribeiro conta, a princípio, com a simpatia de Maia, do DEM, do MDB, do PSDB e poderia ter junto com ele a esquerda. Arthur Lira já se comportou ontem no plenário como se fosse um líder informal do Governo Bolsonaro. Ele é mais simpático que Ribeiro, e isso é relevante no contato pessoal entre os deputados, em particular quando se sabe que o voto é secreto. Lira teria o apoio do Centrão e talvez da direita parlamentar mais próxima de Bolsonaro. Ele não é rejeitado pela esquerda, mas pode passar a ser caso se torne governista em demasia.

Marcos Pereira seria o tertius desta disputa.

As cartas estão na mesa. Sempre é possível aparecer um nome novo, mas não é provável. Talvez o mais importante de agora em diante seja o destino da relação entre o Centrão e o Governo Bolsonaro. Caso ela desande, Aguinaldo Ribeiro se tornará o favorito. Porém, se a relação se consolidar, o nome de Arthur Lira se tornará mais forte.


Compartilhe

Leia mais

Habemus basis

Habemus basis

Rodrigo Maia fez hoje um discurso no plenário da Câmara dos Deputados apelando para a pacificação do país. Na verdade, como um político normal, ele sabe que é ruim para todos o atual clima de beligerância cuja responsabilidade cai inteiramente nos ombros de Bolsonaro....

Eleger presidentes no Legislativo é crucial para governo superar crise

Eleger presidentes no Legislativo é crucial para governo superar crise

Na política, 2017 será melhor do que 2016 Esta semana a Câmara e o Senado terão novos presidentes eleitos para 2 anos de mandato. Rodrigo Maia é o franco favorito para uma vitória que pode vir a ser consagradora, uma maioria expressiva de deputados tende a votar nele,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *