fbpx

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Cursos

Quem manda no Brasil

Conheça seu país: Os interesses organizados e os interesses difusos, A força do voto, Porque as eleições presidenciais são tão importantes, A Constituição de 1988, saúde e educação

Marketing Político Completo

O curso é para você que é eleitor, e também para todos aqueles que querem disputar uma eleição e vencer. Veja como é possível ser eleito utilizando-se somente das redes sociais.  

Marketing Político Municipal

Módulos extraídos do Marketing Político Municipal Completo. Bônus de 30 minutos de conversa online sobre a campanha eleitoral de seu interesse com Alberto Carlos Almeida.

Como Bolsonaro venceu em 2018

Módulo extraído do Marketing Político Completo. A eleição de Bolsonaro em 2018: o contexto, a opinião pública e o voto.

 

Filosofia Política

Inscreva-se em nosso curso e conheça as ideias que movem o mundo em que vivemos, que motivam cada um de nós a ter esperança mesmo quando achamos que tudo pode estar perdido. Renato Janine Ribeiro e Alberto Carlos Almeida.

 

A política como ela é

A política como ela é tem mais de 30 horas de duração com tudo que você precisa saber para debater a política no dia-a-dia.

Temos certeza de que este novo curso conjunto que elaboramos será de seu agrado e terá grande utilidade para que você acompanhe tudo o que diz respeito à política de forma ainda mais esclarecida e informada.

Excelente! Sobretudo pelo vasto conhecimento do prof Renato! Eu vi algumas aulas mais de uma vez, inclusive. O procedimento analítico dos dois nos mostra que, mais que uma possibilidade, há necessidade de aprendermos a interpretar o que acontece.

Rafaela de Abreu

Aluna do curso - Filosofia e Teoria Política

Aprender com esses vídeos é fácil e temos uma outra compreensão da história recente do mundo e do Brasil. 

Carlos Mencaci

Aluno do curso - Filosofia e Teoria Política

Parabéns!! Essas entrelinhas sobre os autores são espetaculares. Excelente curso, apesar de ter assistido ainda apoucas aulas já é possível constatar a qualidade dele. 

Anderson Valença

Aluno do curso - Filosofia e Teoria Política

Um excelente curso para quem deseja explorar os meandros do sistema político brasileiro. A riqueza dos dados apresentados – em mapas, gráficos, tabelas, séries históricas – ilustra de maneira brilhante os conceitos trabalhados e as explicações didáticas do professor, tornando-as inesquecíveis. É um curso denso e, ao mesmo tempo leve, que mudou para sempre minha compreensão da política brasileira.

Ricardo da Silva Carvalho

Economista

Já assisti o módulo 1. Ótimo conteúdo. Excelente noção de análise de conjuntura política e eleitoral. Recomendo a todos.
Gabriel Cortilio

Aluno do curso - Marketing Político Completo

Excelente curso. Minha compreensão do sistema político aumentou bastante, recomendarei o curso para amigos. Curso muito bem embasado e ao mesmo tempo didático.
João Paulo da Silva Braga

Aluno do curso - Marketing Político Completo

Excelente curso prof. Alberto Carlos Almeida. Está superando minhas expectativas. Estou recomendando aos amigos e colegas de trabalho.
Leonardo Bruno Afonso da Silva

Aluno do curso - Marketing Político Completo

O curso amplia a nossa percepção, permitindo uma visão mais clara das matizes e da complexidade do nosso sistema político. Estou fazendo e recomento muito!
Josy Mariano

Aluna do curso - Quem manda no Brasil?!

Deixo aqui meus agradecimentos e parabenizo pelo excelente curso. O material foi muito claro, dinâmico e sua didática é perfeita. A imparcialidade foi também louvável. Em especial, percebo agora que, a jus desses conhecimentos, vários preconceitos de senso comum foram desfeitos. Realmente não conhecia os detalhes apresentados aqui acerca do sistema eleitoral e presidencial brasileiro. Com eles, valorizo e respeito mais a política como expressão concreta da democracia. Obrigado e parabéns!
Wlademir José de Santis Junior

Aluno do curso - Quem manda no Brasil?!

Já estou assistindo! Muito legal, parabéns!

Miúcha Velho Schütz

Aluna do curso - Filosofia e Teoria Política

O conteúdo é fantástico! 

Patrick Di Almeida Vieira Zechin

Aluno do curso - Filosofia e Teoria Política

Já terminei o curso Quem Manda no Brasil. É muito proveitoso poder entender melhor como funciona o nosso sistema eleitoral, como os grupos de interesse influenciam a politica. Nos da uma base muito boa pra analisar a politica sem achismos.

Manoel Santos

Aluno do curso - Quem manda no Brasil

Terminando este primeiro módulo tenho que dizer que estas aulas tem sido excelentes; o conteúdo, as questões em si muito complexas, apresentando de forma muito didática. E por isso gostaria de agradecer o professor Almeida por ter elaborado tão atenciosamente. Também não posso deixar de mencionar as discussões nos comentários com os colegas que tem sido ótimas e completam bastante o conteúdo das aulas, além de dar mais dinâmica ao curso. Ansioso agora para começar o segundo módulo. 

Gilberto Beltrami Gonzales

Aluno do curso - Quem manda no Brasil

Muito bom este curso. Me ajudou a entender melhor sobre o poder no Brasil e no mundo. Parabéns a toda equipe, e em especial ao professor Alberto.
Claudinei Antonio Rigonatto

Aluno do curso - Quem manda no Brasil

Muito interessante o curso até aqui. Essa metodologia de analisar e comparar fatores aleatórios e sistemáticos tem muito a ensinar aos partidos políticos.
Adriano

Aluno do curso - Marketing político completo

O curso é muito legal!
Felipe Nunes

Aluno do curso - Marketing político municipal

Gostei muito do curso e já recomendei para meus colegas de mestrado, além de compartilhar para outros amigos nas redes sociais.
Leonardo Bruno Afonso

Aluno do curso - Quem manda no Brasil?!

Mudei de ideia sobre o voto distrital. Era entusiasta dele por influência do Alckmin. Mas vi que é muito injusto e gerador de fraudes territoriais. Fiquei feliz em saber que finalmente o nosso sistema, sem coligações, após 30 anos de distorção, ganhará uma forma mais parecida com o sistema proporcional teórico, só nos faltando um voto em lista.
Com o Alberto, vemos que o Brasil é um país que acerta muito, não devemos nunca ter espírito vira-lata.
Rogerio Luiz Pereira

Aluno dos cursos - Quem manda no Brasil?! e Como Bolsonaro venceu em 2018

Estou assistindo as aulas do A Política Como Ela É e o conteúdo é ótimo. São verdadeiras aulas universitárias! Espero que continue lançando mais cursos, você está de parabéns! Esse é o quarto curso seu que estou fazendo. Recomendo a todos!
Manoel Santos

Aluno do curso - A política como ela é

Simplesmente FANTÁSTICO!! Excelente curso!! De fato, agora minha visão, entendimento, capacidade de interpretação e interesse na Ciência Política atingiu um patamar, significativamente, superior, esclarecedor e motivador para desmistificar os fenômenos políticos, no sentido de analisar e sintetizar as informações de forma científica (foco nos fatos e evidências; e desconsiderar ideologias e opiniões tendenciosas/manipuladoras) e pautada pela literatura correlata de alto nível indicada e utilizada ao longo do curso! Muitíssimo obrigado pela oportunidade!!

Rogério Almeida Meneghin

Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual

Eu fiz esse curso. É bom mesmo. Recomendo. Hoje consigo interpretar os movimentos do xadrez político com mais recursos. Leio os jornais com um olhar mais maduro. E o custo-benefício é ótimo.
Edson Prudencio

Aluno do curso - Quem manda no Brasil

Gratidão pelo trabalho, professor.
Os esclarecimentos foram essenciais para a organização de ideias que tinha sobre o sistema governamental e as diferenças em relação a outros sistemas políticos.
Filipe Viana Luiz Albani

Aluno do curso - Quem manda no Brasil

Muito bom! Me deu uma visão mais completa do sistema político nacional!
Salmy Sobrinho

Aluno dos curso - Marketing político completo

Excelente curso e experiência de aprendizado. Durante o período do curso foi possível sair da dicotomia do bem contra o mal, quem está certo ou errado, entender como a sociedade e as instituições interagem para manutenção de uma democracia forte. Entender o que leva as escolhas de sistemas políticos, como surfamos as tendências do voto em cada eleição, levando em conta os erros e acertos da experiência cultural de um povo, sendo consolidado pela formação de um orçamento que atenda os interesses de diversos grupos, que buscam exercer seus atos políticos por meio de pessoas eleitas com discursos que tentam alimentar a manutenção do sistema de poder. Parabéns por sanar essa questão, retirar os Bancos ou o mercado como mandatário de um país.
Vinicius Leandro dos Santos Silca

Aluno do curso - Quem manda no Brasil?!

Essa primeira aula veio me trazer ainda mais estímulo de seguir o curso. Excelente!

Maria Rita Andrade

Aluna do curso - Filosofia e Teoria Política