fbpx

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Bolsonaro recuou, Mandetta se manteve. O problema agora é Paulo Guedes

por | abr 1, 2020 | Governo | 4 Comentários

Compartilhe

O pronunciamento de Bolsonaro de 31 de março não comemorou o Golpe de 1964. O Presidente da República recuou em sua rota politicamente suicida. Pela primeira vez veio a público admitir os problemas causados pelo coronavírus e a necessidade das medidas para combatê-lo. Para todos que desejam minimizar a quantidade de mortes e os estragos na economia, e esse é meu caso, o pronunciamento deve ser louvado, pois contribui para isso. A tensão política diminuiu.

Mandetta reassumiu o protagonismo. Estava seguro na entrevista coletiva, disse tudo que é relevante para dar rumo ao combate da epidemia. Fica evidente nas afirmações de Mandetta que existe muita massa crítica por de trás dele: cientistas, médicos, saber acumulado em universidades, saber prático e teórico acumulado e disseminado no SUS. As falas de Mandetta expressam décadas de investimentos na saúde pública brasileira. Quanto a isso o Brasil está de parabéns. O Mandetta que vimos neste 31 de março é produto de nosso sucesso institucional na saúde pública, sem tirar nem por.

Paulo Guedes é a nota triste de hoje. O Ministro da Economia mostrou total despreparo para lidar tanto com a emergência da situação, quanto com sua dimensão. Ele não sabe de nada. A sua entrevista foi sofrível e reflete o fato de ele ser intelectualmente antigo e ultrapassado, e de sua equipe ser formada pro técnicos despreparados quando comparados com o que existe na economia e finanças brasileiras.

A julgar pelo Paulo Guedes que vimos hoje, o caminho dos saques a supermercados está sendo cuidadosamente cultivado pelo governo.


Compartilhe

Leia mais

Quem manda no Brasil

Quem manda no Brasil

O cenário político atual tem levantado muitas dúvidas. Diariamente, disponibilizo análises aqui no blog, no meu canal do Youtube, no Instagram e Twitter e, principalmente nos meus grupos de Whatsapp e Telegram. Mas, tenho recebido diversas dúvidas sobre o assunto...

Os votos da terceira via

Os votos da terceira via

Eleições seguem a lei de Pareto, ou a regra 80/20 ou a exponencial. É comum que 20% dos candidatos tenham 80% dos votos, se não exatamente isto, algo um pouco menor, porém ainda muito elevado ao ponto de permitir afirmar que se trata de uma regularidade do mundo do...

4 Comentários

  1. Saulo Viana

    Guedes sabe o que tem que fazer, mas sua natureza reluta.
    Já liberou pros bancos 70 milhões.
    Está brincando mesmo!

    Responder
  2. Ceci Vieira Juruá

    Vc tem toda razão. Ele não sabe nada. Precisamos explicar isto a nossos pares. Precisamos derrubar este ministro. Amanhã terá de ser outro dia. Com novo amanhecer.

    Responder
  3. Luiz Fernando Cavalcanti Mourão Crespo

    Prezado Alberto Carlos, bom dia.
    Parabéns pela sucinta, imparcial e objetiva publicação. Apenas faria uma observação quanto ao Ministro Paulo Guedes: ele não é profissional da área de saúde; ele é economista e está focado em outra não menos importante faceta de crise. Desqualificá-lo como “…intelectualmente antigo e ultrapassado, e de sua equipe ser formada por técnicos despreparados quando comparados com o que existe na economia e finanças brasileiras.”, soa mais como uma declaração invejosa ao brilhantismo do Ministro, do que como parte de seu plausível artigo.
    Saudações.

    Responder
    • Alberto Carlos de Almeida

      Ele disse que nos EUA havia 30 mil bancos, e não 5 mil como é hoje. Os 30 mil existiam na década de 1960, ele aprendeu esse dado lá e nunca mais se atualizou. Ele é assim para tudo, dados, teorias, valores e visões de mundo. Que o diga a empregada doméstica da Disney

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *