Eu sou suspeito para sugerir, mas vamos lá: não deixe de ler o livro A mão e a luva: o que elege um presidente (http://amaoealuva.com.br/), de minha autoria junto com Tiago Garrido. Estamos na reta final da eleição de 2022 e esse é um momento perfeito para a leitura. Depois da eleição também, explico o motivo elencando e comentando algumas razões:
1) é o único livro que trata de nove eleições presidenciais de 1989 até 2022, e lançado em ano de eleição presidencial!!!
2) É didático e atraente, a leitura é fácil (muitas pessoas que lerem disseram isso para mim),
3) vem sendo já há várias semanas o segundo livro mais vendido sobre política na Amazon,
4) depois de ler você terá uma visão clara sobre o que leva um candidato a vencer a eleição presidencial.
O fato de cada capítulo tratar de um eleição presidencial levará os jovens a aprender muito sobre o que aconteceu na política brasileira em todos os anos eleitorais. Por outro lado, as pessoas mais velhas, que viveram tais eleições, vão rememorar acontecimentos importantes. Além disso, se você ler irá entender porque a economia é tão importante, em particular o aumento do poder de compra, para a vitória ou derrota do candidato governista.
O título “A mão e a luva” é emprestado de um dos primeiros romances de Machado de Assis. Como em uma eleição, na qual a opinião pública (feminina, mulher) escolhe apenas um de seus pretendentes para ocupar a cadeira de presidente, no romance de Machado a personagem principal, Guiomar, escolhe dentre três rapazes aquele com quem ela vai casar. A analogia com um romance fez de um livro de não-ficção uma obra agradável de se ler. Um renomado jornalista me enviou uma mensagem de WhatsApp afirmando que ao final da leitura “ficou um gosto de quero mais”. Tenho certeza que você terá esta mesma sensação.
Nem todos os livros muito vendidos, os chamados best-sellers, são bons. O fato de A mão e a luva: o que elege um presidente estar sendo muito vendido tem a ver com a combinação entre estilo e conteúdo, o que leva a uma propagando boca-a-boca muito forte. O conteúdo trata da situação do Brasil em cada ano eleitoral e também no ano anterior, mostrando como ela teve impacto na opinião pública (você irá encontrar isso em todos os capítulos!). Em seguida, nós mostramos que fatores na opinião pública resultaram na vitória de cada um dos eleitos.
Além disso, no último capítulo você terá uma dica sobre como acompanhar as pesquisas eleitorais e quais informações são as mais relevantes. Se você adquirir o livro físico e quiser que eu lhe envie por WhatsApp um dedicatória, mande uma foto do livro e seu nome para 11.99668.3485, em resposta lhe enviarei a imagem de uma dedicatória de próprio punho. Boa leitura!
No sentido de Ortega y Gasset, que disse que “a claridade é a gentileza do filósofo”: o petismo é brega. O PT é barango.
O petralhismo é cafona. O PT nivela tudo por baixo, sobretudo a “””arte”””, a cultura (indústria cultural. Adorno), e, principalmente, a educação. O PT é o kitsch político do Brasil.