fbpx

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Alberto Carlos Almeida

Cientista político, sociólogo e pesquisador

Bolsonaro é um peixe grande que caiu na rede das instituições

por | maio 11, 2020 | Governo | 8 Comentários

Compartilhe

Quando um peixe grande cai em uma rede de pesca, quanto mais ele se debate, mais ele fica enredado. Há quatro investigações transitando entre a Procuradoria Geral da República (PGR) e o Supremo Tribunal Federal (STF) que podem resultar na autorização de afastamento de Bolsonaro pela Câmara dos Deputados, a fim de ser processado pelo STF. No front exclusivamente política há dezenas de pedidos de impeachment na gaveta de Rodrigo Maia. Se as condições do impedimento amadurecerem, a gaveta poderá ser aberta.

Bolsonaro não tem o que fazer. Aliás, há duas opções: parar de se debater, ficar quieto se fingindo de morto, o que pode permitir que ele escape da rede de pesca institucional, ou continuar insistentemente se agitando, fazendo espuma, o que levará os pescadores, Ministros do STF, Procurador Geral da República e presidentes da casas legislativas a, no primeiro momento, puxar e apertar mais a rede de pesca. Neste caso, ele não seria puxado para fora do mar, mas poderia ficar próximo disso.

A rede institucional só irá tirar Bolsonaro da água caso os pescadores tenham força suficiente para puxá-lo, afinal, trata-se de um peixe grande. Essa força só pode ser fornecida pela opinião pública, desaprovando de forma maciça seu governo, e por manifestantes nas ruas pedindo seu afastamento. Se isso não ocorrer o mais provável é que ele fique enredado na rede institucional até o final de seu mandato. Ele é um peixe grande, mas não é astuto.


Compartilhe

Leia mais

Quem manda no Brasil

Quem manda no Brasil

O cenário político atual tem levantado muitas dúvidas. Diariamente, disponibilizo análises aqui no blog, no meu canal do Youtube, no Instagram e Twitter e, principalmente nos meus grupos de Whatsapp e Telegram. Mas, tenho recebido diversas dúvidas sobre o assunto...

Os votos da terceira via

Os votos da terceira via

Eleições seguem a lei de Pareto, ou a regra 80/20 ou a exponencial. É comum que 20% dos candidatos tenham 80% dos votos, se não exatamente isto, algo um pouco menor, porém ainda muito elevado ao ponto de permitir afirmar que se trata de uma regularidade do mundo do...

8 Comentários

  1. Rogelio Barcheti Urrea Rua

    Sempre inciso, conciso e inciso

    Responder
  2. João Paulo Fernandes

    Prof., mas alguém dentro da política quer o Mourão como presidente?

    Responder
    • Alberto Carlos de Almeida

      Creio que não

      Responder
  3. Pedro Henrique

    Professor, Ciro Gomes em toda entrevista diz que o bolsonarismo é fruto do lulopetismo. Eu acho essa afirmação dele um absurdo. Não seria um bom tema para um vídeo no seu canal?

    Responder
    • Alberto Carlos de Almeida

      Sim, é um bom tema sim

      Responder
  4. Fabrício Monteiro Neves

    Alberto, a rede pode furar, não?

    Responder
    • Alberto Carlos de Almeida

      Essa rede aí é bem forte, acho que o peixe fica cansado antes

      Responder
  5. Lucilene Martins

    Ótima comparação professor. Só q o povo tá sem paciência com essa pescaria né????

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *